sábado, 27 de fevereiro de 2016

Projeto "Horta Escolar"

Publico Alvo


Visando encontrar os alunos e professores dessa unidade escolar, esse projeto
objetiva atingir o público de alunos da 6ª serie da Escola Estadual São Francisco de Assis, podendo atingir ainda, demais alunos e toda a comunidade escolar, pois este é um projeto de qualidade e necessário trazendo prazer em realiza-lo e ansiosos para ver os resultados.

Apresentação

Esse Trabalho analisa como objetivo desenvolver nos alunos a conscientização da importância de uma horta comunitária no caso Comunidade Escolar. A necessidade de uma horta na escola é vista geralmente nas escolas municipais, onde as prefeituras têm menores recursos, mais, no entanto, aqui está sendo elaborada a horta Escolar na Escola Estadual São Francisco de Assis, em São Miguel do Araguaia - Goiás.
Os (PCNS) Programa Curriculares Nacionais advertiu que os conteúdos de Educação Ambiental e alimentares sejam apresentados nos currículos como temas transversais dentro das interdisciplinaridades no contexto formal escolar. Questões Ambientais e de saúde deve estar dentro dos objetivos, conteúdos e atividades didáticas em todas as disciplinas.
Diante disso, a escola propõe, em parceria com professores e alunos, e elaboração de projetos educacionais na Escola aqui mencionada anteriormente. Este é um projeto elaborado pela a professora Eliane com a turma do 6º ano.
Esse projeto decorre da necessidade de uma alimentação mais barata e saudável para os alunos. E se fornecer bons resultados, pode expandir as outras escolas do município, tendo como foco, as pesquisas, para inserir e enfatizar a interdisciplinaridade, integrando as disciplinar e apontando novas maneiras de se trabalhar na escola.
A escola tem como parte fundamental, incentivar a comunidade escolar e fomentar iniciativas relevantes, atingindo até mesmo, a comunidade local e a comunidade rural ou do campo, pois temos alunos das devidas comunidades. A implementação do ensino ambiental e necessário no contexto educacional.
Nesse pensamento, a horta escolar torna-se um meio capaz de desenvolver temas que envolvam o ambiente e a alimentação, pois assim, um conceito teórico e prático ajudando no processo de ensino e aprendizagem, elaborando estratégias fundamentais para desenvolver os conteúdos de maneira interdisciplinar, e também, temas transversais.
  
Justificativa

A realização desse trabalho se faz necessário devido a preocupação com a alimentação escolar. A alimentação escolar é de fundamental importância para o aluno, pois muitos vêm para os estudos sem uma alimentação adequada e nutritiva. O papel da escola também  é cuidar dessa necessidade do aluno, dando suporte para uma aprendizagem escolar que garanta uma vida melhor ao educando futuramente.
Esse trabalho proporciona um desenvolvimento articulado com toda a comunidade escolar e comunidade local, trazendo uma boa interação com todos os participantes e contribuindo, ainda bons hábitos alimentares e conscientiza os alunos em relação ao meio ambiente e sua conservação.
O projeto aqui elaborado tem com finalidade também usar temas transversais, reciclagem de materiais, interdisciplinaridade e variadas atividades pedagógicas.


Objetivo Geral

Conscientizar a comunidade escolar da importância do projeto “horta escolar” como meio de conscientização pública, alimentação saudável, preservar o ambiente e interesse do aluno pelo agronegócio, sistematizando o ensino e as atividades pedagógicas.


Objetivos Específicos

  • Incentivar a importância do projeto;
  • Vitalizar o projeto de forma educativa e diversificada para ensino e aprendizagem escolar;
  • Valorizar a necessidade do trabalho e cultura do homem camponês;
  • Adquirir técnicas  de cultivo e cultura orgânica;
  • Conhecer o solo, sementes e como adubar a terra;
  • Identificar meios de semeadura, adubação e cuidados durante o crescimento do plantio;
  • Saber maneira correta de colheita
  • Instigar o aluno a entender o meio ambiente como uma totalidade;
  • Utilizar a horta Escolar como ensino educativo fazendo parte do currículo de meio ambiente;
  • Adquirir conhecimentos e práticas pessoais de aprendizado para a vida;
  • Resgatar o plantio e uso das plantas medicinais para diversos fins pela população local;
  • Levar o aluno a observar, levantar hipóteses, fazer registros e elaborar resultados;
  • Orientar os educando durante os processos desse projeto e todas as atividades realizadas;
  • Desenvolver a socialização entre professores e alunos, alunos e alunos, enfim, toda a unidade escolar;
  • Tornar o ambiente escolar prazeroso e agradável podendo integrar o aluno e interagi-lo com a comunidade escolar.
Conteúdos

Dentro das expectativas desse trabalho, executaremos diversos conteúdos, trazendo então, os outros professores da unidade escolar, pois cada um deles terá sua parcela na elaboração do projeto.
  • Ciências Naturais
  • Português
  • Matemática
  • Dentre outras

Obs: o professor de cada disciplina irá fazer o seu plano de acordo a realidade de seus alunos respeitando assim a individualidade do professor e do aluno. O conteúdo deve estar relacionado com o tema: “A Horta Escolar.”
Esses conteúdos devem conter no currículo de cada disciplina, obento, assim o cumprimento do currículo e seus conteúdos.


Metodologias

  • Por meios de conversas informais palestras, este projeto será executado dentro do ambiente Escola São Francisco de Assis com o intuito de elaborar as atividades propostas e pensadas nesse trabalho e visando adquirir saberes e noções de agronegócios e agricultura no campo.
  • Continuando os trabalhos o professor irá passar para os alunos noções, básicas e, se possível, um técnico no assunto para a conscientização dos alunos. Em seguida escolher o local onde será construída a horta tão desejada pela Comunidade Escolar.
  • Depois disso, é preparado o solo, ou seja, o terreno, sua conservação para receber as sementes. Será organizado ainda o abastecimento de água e a oxigenação adequando também o clima para o plantio, sementeiras, se possível, ou manualmente.
  • Após o plantio será escolhido alguém para cuidar da horta a cada dia. Será feita uma escala para esse fim.
  • Usando a interdisciplinaridade durante o projeto atribuindo funções para cada professor e sua disciplina.
  • Durante a colheita, os produtos serão usados para a merenda Escolar da escola, diminuindo, assim os gastos com a merenda escolar. Será muito beneficio e útil para a escola, alem do aprendizado escolar dos alunos.
  • Busca dos materiais necessários e distribuição dos mesmos para a equipe.
  • Delimitar os responsáveis por cada processo da construção da horta escolar.
  • Envolvendo e acompanhando a equipe em todos os momentos desse trabalho.
  • Orientação técnica nesse acompanhamento desde o inicio ate a colheita.
Recursos didáticos

  • Terreno / terra planagem
  • Solo e adubos
  • Terra apropriada
  • Palestras, som, microfone
  • Papel, lápis, canetas, pinceis (desenhos)
  • Enxadas, enxadão, rastelos, ripas de madeiras
  • Sementes variadas
  • Água e oxigenação (clima)
  • Sementeiras
  • Material reciclável (garrafa pet, caixotes,tambores, latas)
  • Mudas de plantas medicinais


Recursos humanos

  • Comunidade Escolar (professores, alunos, administrativos, pais...)
  • Palestrantes (técnico local e pessoas da área agrícola)
  • Secretaria da Sub.secretaria
  • Coordenadora Escolar
  • Direção Escolar
  • Pessoas da Comunidade Local
  • Pessoas doadores de materiais adequados
  • Amigos da escola


Parceiros

  • Pessoas da comunidade local; amigos da escola; contribuintes como: vereadores, comerciantes, fazendeiros que contribuíram com o nosso projeto.
  • Outras comunidades escolares locais;
  • Secretaria da saúde;
  • Secretaria de merenda escolar;
  • De Assis – material básico para construção
  • Chácara Bom Jesus e Fazenda Planalto


Cronograma

Dias/Fev.
Fevereiro
Dias/Mar.
Março
1 a 6
Conversas informais e palestras pelo professor responsável pelo projeto.
01 a 11
Cuidar e conservar o solo para receber as sementes, molhar e adubar...
11 a 20
Atividades relacionadas ao projeto: desenho, pinturas, murais, etc
14 a 18
Abastecimento de água o necessário para abastecer a horta. Organizar vasilhames.
22 a 27
Escolha do terreno e preparação do solo.
21 a 31
Plantio das sementes e mudas medicinais. Cuidado diário.
Dias/Abr
Abril
Dias/Mai
Maio
01 a 08
Fazer a escala para cuidar da horta, conscientizar os alunos desse cuidado necessário todos os dias.
02 a 21
Observar se os cuidados estão corretos, acompanhamento feito pelo professor ou técnico especializado. Carpinagem...
11 a 22
Confeccionar cartazes, receitas de merenda escolar, murais e apresentações feitas pelos alunos sobre meio ambiente e alimentação.
23 a 31
Fazer relatório com os alunos sobre as atividades do projeto.
25 a 29
Preparar o pátio com os trabalhos realizados nesse projeto.
Dias/Jun
Junho
01 a 10
Preparar os materiais para apresentar teatro, dança música, receitas, poesias e coreografias.
13 a 15
Culminância com as apresentações e um almoço especial para os alunos e comunidade escolar com os produtos da nossa horta escolar.


Culminância

Culminaremos esse projeto com um lanche especial com produtos da nossa horta e apresentações feitas pelos alunos sobre alimentação e meio ambiente, reciclagem etc, no pátio da Escola Estadual São Francisco de Assis. Convidaremos ainda Comunidade Escolar e parceiros do projeto quinzena de junho.


Avaliação

Avaliação será feita através da observação do professor em todas as atividades analisando então, a participação e o desempenho dos alunos durante os trabalhos realizados nesse projeto.





Referencias bibliográfica

Pronta – Programa Nacional de Educação Ambiental, terceira edição. Brasília. DF, 2015.

Bianco Saul. Horta Escolares: O ambiente horta escolar como espaço de aprendizagem no contexto do ensino fundamental.
Instituto Souza Cruz. Programa hortas escolares. Florianópolis; 2005.

Brasília, 2005. Disponível em: hpt://www.fnd.gov.br/home/alimentação –escolar/ encontros nacionais/10-a-hortaescolar-como-eixo-gerador-de-dinamicas-comunitárias.pdf>

Philippi Jr, A. (Org). Interdiciplinar idade em Ciencias Ambientais São Paulo: Cegos, 2000.

Zucchi, O. J.Educação Ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais: Um estudo de caso das concepções e práticas dos professores do ensino fundamental e médio em Toledo, Paraná. FLORIANÓPOLIS, 2012.
13. Disertação (mestrado em engenharia de produção).

Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). Educando com a horta escolar, 2005. Disponível em: hpt://www.educando com a horta.org.br
Projeto Horta Escolar Palhoça (PROHEP) projetos e pesquisas: winicius Martins Sahara – secretaria da pesca e agricultura – p

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